Homicidômetro 2018



Retrospectiva: 10 boas notícias da década

Retrospectiva: 10 boas notícias da década

Confira, em ordem cronológica, dez assuntos considerados boas notícias nos últimos dez anos
  • 2002: Clonagem de embriões com fins terapêuticos

    2002: Clonagem de embriões com fins terapêuticos

    A autorização para pesquisas a partir de células-tronco adultas e embrionárias -- inclusive as provenientes de embriões clonados com o mesmo método que criou a ovelha Dolly --, no Reino Unido, abre caminho à clonagem limitada de embriões humanos com fins terapêuticos.
    Leia mais
  • 2002: Pais reencontram filho sequestrado há 16 anos

    2002: Pais reencontram filho sequestrado há 16 anos

    Depois de 16 anos de procura, o casal Jairo Tapajós Braule Pinto e Maria Auxiliadora Rosalino Braule Pinto finalmente encontraram o filho sequestrado em uma maternidade no Distrito Federal. Pedrinho foi levado por Vilma Martins Costa, que se passou por assistente social da maternidade e criou o menino. O adolescente estava em Goiânia e foi identificado graças a ajuda de uma ONG.
    Leia mais
  • 2003: Projeto Genoma Humano é finalizado

    2003: Projeto Genoma Humano é finalizado

    O Consórcio Internacional do Projeto de Sequenciamento do Genoma Humano, que vinha traçando a sequência do genoma humano, anunciou o final da decodificação de "todos os capítulos do livro de instruções da vida humana". Com cientistas da Alemanha, China, EUA, França, Reino Unido e Japão, o grupo terminou o sequenciamento do genoma humano dois anos antes do prazo previsto.
    Leia mais
  • 2003: Acordo pela paz no Oriente Médio

    2003: Acordo pela paz no Oriente Médio

    Em junho, o premiê israelense, Ariel Sharon, e o primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, firmaram compromisso pela paz. O presidente dos EUA, George W. Bush, participou do encontro que firmou o acordo e afirmou estar comprometido com a segurança de Israel como Estado judaico e com a liberdade dos palestinos.
    Leia mais
  • 2004: Spirit chega a Marte

    2004: Spirit chega a Marte

    Chega ao solo de Marte o primeiro módulo feito pelo homem, a sonda Spirit. O artefato transmitiu as primeiras imagens do local em que desceu e revelou parte da sonda em meio a uma planície rochosa. Depois, a Spirit liberou seu robô explorador, abriu os painéis solares e ativou sua câmera panorâmica para enviar imagens à Terra.
    Leia mais
  • 2006: Sancionada lei contra violência à mulher

    2006: Sancionada lei contra violência à mulher

    Em agosto, foi sancionada pelo presidente Lula a lei Maria da Penha, que torna mais rigorosa a punição a agressores de mulheres. A lei homenageia a militante dos direitos das mulheres, que ficou paraplégica após seis anos de violência doméstica, a brasileira Maria da Penha. Entre outras medidas, a lei aumenta o tempo máximo de detenção previsto para os agressores de um para três anos e prevê a saída do agressor do domicílio.
    Leia mais
  • 2007: Brasil ganha primeiro santo

    2007: Brasil ganha primeiro santo

    Na primeira visita ao Brasil, em maio de 2007, o papa Bento 16 consagrou o primeiro santo nascido no país: Santo Antonio de Sant'Anna Galvão, até então conhecido como Frei Galvão. A cerimônia de canonização, no Campo de Marte, em São Paulo, foi assistida por cerca de 800 mil. "Galvão era zeloso, sábio e prudente, uma característica de quem ama de verdade", disse o papa.
    Leia mais
  • 2007: Brasil ganha direito a sediar Copa

    2007: Brasil ganha direito a sediar Copa

    Em outubro de 2007, na sede da Fifa (entidade máxima do futebol mundial) em Zurique, Suíça, o Brasil é anunciado como sede da Copa do Mundo de 2014. No país, 18 cidades se candidataram a receber as partidas do evento, mas o Comitê Organizador do Mundial pretende escolher 12. Três anos depois, o país ainda não sabe quais cidades brasileiras sediarão os jogos.
    Leia mais
  • 2008: Resgate de Ingrid Betancourt e reféns das Farc

    2008: Resgate de Ingrid Betancourt e reféns das Farc

    Em julho de 2008, o governo da Colômbia anuncia o resgate da franco-colombiana Ingrid Betancourt, de três reféns americanos e de outros 11 militares sequestrados. Eles estavam em poder das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) por mais de seis anos. O resgate, uma operação ousada que repercutiu mundialmente, foi realizado em zona de selva no sudoeste do país.
    Leia mais
  • 10º
    2008: É eleito o primeiro presidente negro dos EUA

    2008: É eleito o primeiro presidente negro dos EUA

    Em novembro de 2008, o democrata Barack Obama foi eleito o primeiro presidente negro dos EUA. "Nós provamos mais uma vez que a verdadeira força da nossa nação não provém da potência das nossas armas nem do tamanho das nossas riquezas, mas sim do poder das nossas ideias: a democracia, a liberdade, as mesmas chances para todos e a esperança inabalável", disse.
    Leia mais

    Por: Uol notícias
Share:

Nenhum comentário:

Reportágens

Últimas

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog