Homicidômetro 2018



Em Qual idade as pessoas são mais felizes? 46 anos

O Índice de Felicidade Interna é um tema da agenda política em todo o planeta. Começou
com a idéia do rei do Butão em medir a felicidade de seu povo e levá-la em conta nas decisões de política econômica em contrapartida a hegemonia do PIB que, como se sabe, só mede a riqueza material.
A Grã-Bretanha acaba de adotar a idéia e, por aqui, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) apresentou emenda constitucional, em junho, para incluir o índice no capítulo dos Direitos Sociais da Constituição. Em são Paulo, o índice virou bandeira do ex-deputado Fábio Feldmann (PV).
Enquanto isso, na academia surgem inúmeras pesquisas para alimentar as políticas públicas. Uma das mais recentes foi feita por dois pesquisadores da Dartmouth College em 72 países, como noticia The Economist. Eles perguntaram em qual idade as pessoas são mais infelizes. Resposta: entre 40 e 50 anos.
A média mundial ficou em 46 anos. Mas atenção: a grande novidade da pesquisa é que a felicidade, ao longo da vida, é uma curva em U. Ou seja, depois dos 46, a sensação de bem-estar só melhora. Um alento para a população economicamente ativa mundial que envelhece cada vez mais.

Por: Jorge Félix
Fonte: IG
Share:

Nenhum comentário:

Reportágens

Últimas

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog