Homicidômetro 2018



Chuva Anima Agricutores

A chuva está animando os agricultores a começar o plantio no Interior. A chuva mais forte de segunda até ontem ocorreu em Lavras da Mangabeira


Quando viu a chuva forte na madrugada e amanhecer nublado no dia seguinte, o agricultor Antônio Gabriel, 55, não teve dúvidas. Levou cedinho, pegou a enxada e foi preparar o roçado. Como ele, muitos outros agricultores cearenses estão animados com as chuvas, há uma semana, em várias regiões do Estado. Mesmo que a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) classifique como seja da pré-estação e também consequência de uma frente fria instalada no sul da Bahia, ninguém desanima e acredita que, plantando agora, vai ter colheita.

“Eu vou plantar milho e feijão e sei que vai ter resultado. Como esse ano não teve inverno (quadra chuvosa), a gente espera que as chuvas comece em janeiro e o tempo, agora em dezembro, já está favorável”, disse Antônio Gabriel da Silva. Ele mora no Sítio São Felipe, em Sobral, Região Norte do Ceará. De segunda-feira, 13, até ontem, choveu em 94 dos 184 municípios. A chuva mais forte foi em Lavras da Mangabeira, no Cariri: 104 milímetros. Também choveu bastante em Pacoti (100 mm), no Maciço de Baturité.

“Esse ano ficamos com os sacos vazios de sementes, nada de milho ou feijão. Ficou tudo perdido porque não teve inverno (quadra chuvosa) como em 2009. Mas como já começaram a cair as primeiras chuvas em dezembro, ficamos animados”, dizia Lucas Machado Alves da Silva, 49, que mora na localidade de Baracho, em Sobral. Como Antônio Gabriel, ele decidiu aproveitar as precipitações que caem na pré-estação para fazer o roçado e plantar as primeiras sementes.

Nos litorais Norte e do Pecém, além de Sobral, choveu em 17 municípios. A chuva mais forte foi em Granja (60mm). Choveu ainda em: Chaval, Moraújo, Uruoca, Morrinhos, Santana do Acaraú, Marco, Pentecoste, Itapajé, Irauçuba, Itapipoca, Apuiarés, Trairi. Paraipaba, Paracuru e São Gonçalo. As regiões onde mais choveu, segundo o boletim da Funceme, foram: nos Sertões Central e dos Inhamuns, Centro-Sul e no Cariri.


Quando

ENTENDA A NOTÍCIA

Desde a última quinta-feira que as chuvas chegaram ao Ceará. A Funceme classifica as precipitações como sendo da pré-estação que começa em novembro e continua até janeiro do ano seguinte.

CHUVAS NO CEARÁ
"Para quem vive da agricultura como eu tem mais é que aproveitar esse tempo de chuva e plantar. A gente arrisca. Se continuar chovendo a planta cresce e dá pra gente colher alguma coisa", diz Jeová Furtado da Costa, 46, de Sobral. "Esse ano, as chuvas foram muito fracas, mas se Deus quiser em 2011 vai ser diferente".

Onde mais choveu ontem no Ceará

1. Lavras da Mangabeira (104mm)

2. Pacoti (100mm)

3. Jaguaribara (79mm)

4. Assaré (71.6mm)

5. Aurora (69.6mm)

6. Icó (66mm)

7. Guaramiranga (63.8mm)

8. Juazeiro do Norte (63mm)

9. Granja (60mm)

10. Acopiara (44mm)

Total de municípios com chuva ontem, segundo a Funceme: 94 
Share:

Nenhum comentário:

Reportágens

Últimas

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog